outras tabernas, não passvam de meros botequins de rua. Depois dessa estorinha, pergunto uma coisa a vocês. Por acaso o seu João tinha twitter? Por acaso seu João tinha uma Fan Page no facebook? Pois é, o seu João nunca precisou disso, ele usufruia da chamada "propaganda boca-boca", essa propaganda que um conta pro outro e assim vai. O ponto que queria chegar naquela estória de que "o mundo não mudou tanto como achamos" é exatamente isso. O que são as rede-sociais? São grandes "softwares" de "propaganda boca-boca". As noticias são veiculadas de uma forma tão rápida, que quando paramos para ver, não conseguimos seguir tudo. Temos mega-fones nas mãos agora. Não só o mercadinho da esquina sabemos que é bom. Sabemos de mercadinhos de todos os lugares. Portanto parem para pensar de uma forma positiva. Se nossos antepassados agiam de tal forma, com certeza em algum momento, passaremos a agir da mesma. A comunicação nos mostra e revela isto. A "propaganda boca-boca", ainda é a forma mais eficiente de propagar e divulgar um conceito. A história nos mostra que o boomerang, está sempre voltando, e nós, sempre jogando-o de volta.
Todos nós somos dotados de criatividade. Este blog ajudará a qualquer um se ver e se entender como um ser criativo. A chave da solução é a criatividade, e cada um de nós guarda esta chave em algum lugar, basta agora procurá-la.
sexta-feira, 25 de março de 2011
A "Propaganda Boca-Boca" na era 2.0
Já pararam para pensar que o mundo, em sua base, não mudou tanto assim como pensamos? Ainda há conflitos por toda a parte. Conflitos culturais, raciais, religiosos. Ainda há guerra por motivos que talvez, nós nem sabemos explicar o porque. Ainda há musicos, artistas, pessoas bonitas e pessoas feias. O mundo continua sendo o mesmo de anos e anos atrás. É claro que ele muda constantemente, com as tendências, que por sua vez também, funcionam como um simples boomerang. Tudo que vai, volta. Mas essa introdução, ou diria mais, esta reflexão nos remete a publicidade. Muitos afirmam que a propaganda é algo recente criados pelos homens. Propaganda é coisa da moda. Mas vou chegar direto ao ponto; a propaganda é a mesma de anos atrás, como o mundo é.Vou contar uma pequena estória sobre a propaganda.Há muito tempo atrás, quando o Brasil ainda era império, existia um simplório homem, que possua uma taberna no centro do Rio de Janeiro. Seu nome era João, um português que morava no Brasil. A simples taberna do João, vendia cerveja fresquinha, vendia deliciosas especiarias portuguesas que não se encontrava em nenhum outro botequim. A taberna do João era a mais freqüentada no Rio, pois ele tinha um diferencial, ele tinha produtos que nenhum outro tinha. Os bohêmios que frequentavam a taberna, falavam de sua experiencia para outros, e estes outros por sua vez, contavam para mais "outros", e cada vez mais a taberna do João, ficava mais cheia, enquanto que as
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Sensacional o Post. concordo contigo! E isso só demostra o quanto importante um comercio tem que se preocupar com a qualidade e a satisfação de seus clientes! Se João tivesse vendendo cerveja quente e ruim, a divulgação boca boca negativa seria 10 vezes pior.
ResponderExcluirCom certeza cara, isso nos mostra que a Publicidade Boca a Boca é a mais usada até hoje por um fator essencial na propaganda: a funcionalidade. A propaganda boca boca é simples e funcional, e é isso que no fundo a publicidade mundial precisa para movimentar o mercado.
ResponderExcluir